Um notebook travando reflete que algo não está funcionando como deveria. Conheça algumas causas e soluções para este problema!
Um notebook travando não é bom sinal. Embora possa refletir alguns problemas ou falhas simples, perante o mínimo sinal de redução do desempenho, o ideal é averiguar as causas e possíveis soluções para esse problema.
Saber o que fazer quando o notebook trava costuma ser um desafio, principalmente, para as pessoas que não lidam com a tecnologia de forma corriqueira ou que tem receio de lidar com equipamentos informáticos.
Hoje, vamos lhe ajudar a entender melhor as causas e o que fazer quando o notebook trava. Continue lendo este post para obter mais informações!
Por que o notebook trava? Descubra as principais causas!
É extremamente desagradável quando se está no meio de uma tarefa importante e o notebook trava. Essa queda no desempenho pode ter diversas origens, desde o acúmulo de arquivos desnecessários até falhas no hardware.
A seguir, apresentamos as principais causas de um notebook travando.
Pouca disponibilidade de memória RAM
Uma das causas mais comuns para o notebook travando é a falta de memória RAM. Quando está cheia, o sistema operacional não consegue carregar novos processos da forma correta, resultando em um desempenho abaixo do esperado ou em travamentos.
Por certo, existem programas mais exigentes, como jogos e editores de vídeo, que requerem mais espaço. Se você abrir muitos aplicativos ao mesmo tempo, poderá sobrecarregar a RAM.
Portanto, alivie a carga da memória fechando os aplicativos desnecessários e considere ampliar a memória adicionando ou substituindo os módulos de memória existentes por outros com maior capacidade.
Armazenamento fragmentado ou cheio
Um notebook travando também pode indicar falta de espaço de armazenamento ou a fragmentação do disco rígido (HD).
Se este componente estiver muito cheio ou fragmentado, o dispositivo começa a sofrer para acessar dados e realizar tarefas básicas.
Isso ocorre porque, quando o espaço de armazenamento é ocupado, o sistema apresenta mais dificuldade para localizar e carregar os arquivos, resultando em travamentos e atrasos na execução de tarefas.
No que tange à fragmentação, ocorre quando os dados do HD são armazenados de forma não sequencial, fazendo que o dispositivo precise de mais tempo para localizar esses arquivos.
Outro aspecto que impacta o armazenamento é o acúmulo de arquivos temporários e desnecessários, como navegadores, geram arquivos temporários, ocupando espaço do disco e reduzindo o desempenho do dispositivo.
Superaquecimento
Quando o notebook esquenta demais, pode reduzir o desempenho automaticamente para evitar danos aos componentes. Isso ocorre quando o sistema de resfriamento, a ventoinha, não funciona da maneira correta ou está obstruído por excesso de poeira.
Para travar por superaquecimento ou overheating, o processador e a placa gráfica precisam atingir temperaturas muito altas, forçando o sistema a reduzir a velocidade de processamento ou travar completamente para evitar danos aos componentes internos.
Geralmente, o excesso de temperatura é um problema comum em notebooks mais antigos ou equipados com sistema de resfriamento inadequados.
Além disso, a forma como o usuário usa o notebook influencia no nível de aquecimento. Por exemplo, se o dispositivo estiver em um local fechado ou em uma superfície macia, como uma cama ou sofá, a ventilação pode ser comprometida, aumentando a temperatura interna do dispositivo.
Drivers corrompidos ou desatualizados
Responsáveis por permitir a comunicação entre o sistema operacional e o hardware, os drivers são programas essenciais para o funcionamento dos notebooks.
Se os drivers da placa gráfica, do adaptador de rede ou de outros componentes estiverem corrompidos, ou desatualizados, podem ocorrer diversos problemas, como o travamento do dispositivo.
Inclusive, os drivers desatualizados são a principal causa dos erros de compatibilidade, principalmente, quando o sistema apresenta a versão mais atualizada e os drivers não seguem a mesma atualização.
Programas e processos em segundo plano
Se ha muitos programas e processos em segundo plano, é possível que o notebook trave frequentemente, pois essa situação consume mais recursos do sistema.
Como muitos desses processos e programas iniciam automaticamente quando o notebook é ligado, podem consumir memória RAM e poder de processamento da CPU sem que você perceba, deixando o notebook mais lento e propenso a travar.
Além de prestar atenção nesses fatores, considere também o comportamento do navegador de internet. Ao abrir várias abas, o navegador pode consumir mais recursos e, inclusive, afetar o desempenho do equipamento, especialmente, quando se utilizam diversos plugins e extensões.
Notebook travou, o que fazer? Resolva os problemas!
Muito bem, agora que você conhece as causas de um notebook travando, é hora de aprender como resolver esse problema.
Reinicie o notebook
Muitas vezes, reiniciar o notebook resolve problemas de travamento. Por exemplo, quando o sistema acumula processos desnecessários durante o tempo, o reinício pode liberá-los, permitindo que o notebook funcione melhor.
Embora seja uma ótima solução, muitas pessoas têm dúvidas sobre como reiniciar um notebook travado. Neste caso, é preciso pressionar o botão de ligar até que o computador desligue ou usar o atalho “Ctrl + Alt + Del”.
Feche programas e processos desnecessários
Se perceber o notebook travando, abra o Gerenciador de Tarefas aplicando o atalho “Ctrl + Shift + Esc” e feche os programas que estão consumindo mais recursos.
Às vezes, um aplicativo que você não usa há algum tempo pode estar consumindo muita memória ou CPU.
Limpe e verifique o disco rígido
Remova os arquivos temporários, caches e outros arquivos desnecessários usando ferramentas de limpeza de disco.
Além dessa medida, a desfragmentação pode ser uma alternativa valiosa se está usando um HD tradicional, visto que a fragmentação atrapalha o acesso aos arquivos, prejudicando assim o desempenho geral.
Instale as atualizações do sistema
Usar a última versão do sistema instalando as atualizações de desempenho e segurança ajuda a minimizar os travamentos, visto que corrigem problemas e erros que reduzem a performance do equipamento.
Faça uma varredura de vírus e malware
Os vírus e outros malware podem consumir muitos recursos do sistema e, consequentemente, causar travamentos.
Verifique a integridade e o bom funcionamento do antivírus para, logo, fazer uma verificação completa, eliminando qualquer ameaça.
Avalie o hardware
Por último, recomendamos que teste o hardware do notebook usando as ferramentas de diagnóstico do próprio Windows ou programas de terceiros.
Embora as medidas apresentadas sejam extremamente úteis para resolver vários problemas rapidamente, perante situações mais complexas ou definitivas, podem não gerar os resultados esperados.
Perante essas circunstâncias, recomendamos que leve o seu dispositivo para revisão. Contar com o apoio de um profissional sério, especializado em notebooks, permite obter a melhor solução, sem colocar em risco os outros componentes do equipamento.
Continua procurando um parceiro tecnológico de primeira linha? Acesse o site e descubra os nossos diferenciais. Além de oferecer diversos serviços, vendemos as melhores peças!
Melhore o desempenho do notebook fazendo manutenções preventivas
Ao se deparar com um notebook travando, tendemos a ficar frustrados, principalmente, se contamos com ele para realizar atividades de trabalho ou estudo.
Ainda que as soluções apresentadas sejam relevantes, o ideal é evitar os travamentos adotando práticas preventivas como limpar regularmente o notebook, usar ferramentas de monitoramento de temperatura e fazer backups frequentes.
Além dessas medidas, vale a pena recorrer a uma empresa séria para fazer manutenções regulares e, assim, garantir o funcionamento adequado do equipamento.
_________________________________________________________________
Os profissionais especializados oferecem soluções mais avançadas, que reduzem a carga do aparelho e aumentam a sua vida útil.
Se você ainda não tem certeza sobre a importância de evitar o travamento contando com apoio especializado, entre em contato conosco para conhecer como podemos lhe ajudar a otimizar a performance do seu dispositivo.