Seu notebook HP não liga? Veja o que fazer para resolver!

notebook hp não liga
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Imagine que você preparou seu TCC com muito carinho por meses e chegou o tão esperado de dia apresentar à bancada. E se o seu notebook HP não liga neste momento?

Ao contrário do que podemos imaginar, essa falha é comum em notebooks de todas as marcas – até como falha de projeto em algumas linhas. Porém, outros fatores podem explicar por que o seu notebook HP não liga.

Pode ser a bateria do notebook HP ou o sistema operacional, e até mesmo um componente que não está ligado diretamente à fonte de alimentação; o importante é definir o quanto antes a causa para evitar que o problema persista.

Por isso, vamos falar de algumas das causas e do que deve ser feito para consertar notebook HP que não liga e colocar a sua vida em dia!

1) Notebook HP não liga: Como está a bateria do seu notebook?

Quando falamos em um problema  que tem a ver teoricamente com a alimentação de energia do aparelho, a primeira suspeita deve ser a bateria do notebook HP.

Ela tem uma vida útil e, com o tempo, perde a capacidade de carga. Outro fator determinante é o superaquecimento da bateria, causado por:

  • Ambientes com altas temperaturas, que podem aquecer a carcaça de notebook HP;
  • Usar em superfícies macias – cama, sofá, almofada, no colo;
  • Ventilação e dissipação de calor bloqueados por excesso de sujeira no ventilador.

Com o tempo, a bateria mascara a carga real e isso prejudica o uso da máquina na sua principal vantagem: a mobilidade sem carregador.

A solução é substituir a bateria HP.

2) Verifique o carregador do notebook

Muitas vezes, a bateria está em boas condições mas não recebe a alimentação do carregador notebook HP. Com isso, o laptop HP não liga.

  1. Veja se a peça está em perfeito estado, sem rachaduras, conexões quebradas ou folgas;
  2. Verifique se as extremidades encaixam com firmeza;
  3. Cheque se o indicativo de funcionamento do carregador acende – mostra que o carregador recebe energia.

Um bom teste para o carregador é usá-lo diretamente, sem a bateria. Caso o computador funcione por um tempo, o problema pode estar em outro componente. Do contrário, é o momento de trocar o carregador HP.

3) Execute um reset forçado para testar o sistema

Muitas vezes tanto a bateria quanto o carregador estão funcionando corretamente, mas ainda assim o laptop HP não liga. Isso pode ser ocasionado pela energia estática acumulada que impede a bateria de dar a partida no equipamento.

Você pode seguir o roteiro abaixo para checar este problema.

  1. Desconecte o carregador do notebook e também todos os demais dispositivos – HD externo, impressora, pen drive, receptores de dispositivos bluetooth e wireless;
  2. Retire a bateria do notebook – se for um modelo de bateria removível;
  3. Mantenha o botão de Ligar pressionado por 30 segundos;
  4. Recoloque a bateria;
  5. Reconecte o equipamento apenas à rede elétrica com o carregador;
  6. Ligue o equipamento (sem pressionar a tecla).

Para notebooks sem bateria removível, não será possível fazer o processo acima. Se não ligar laptop HP depois do processo acima, leve seu aparelho para uma empresa de reparo de notebook HP.

4) E se o problema persistir com o notebook ligado?

Mesmo que você obtenha êxito em ligar o notebook através do processo anterior, podem ocorrer algumas situações que indicam que seu notebook HP não liga corretamente por algum problema mais sério.

Veja algumas possibilidades.

  1. Se o notebook liga mas não surgem imagem, provavelmente o problema está na tela notebook HP. Conecte um vídeo externo (monitor ou TV) e se surgir imagem, leve seu equipamento HP para um suporte técnico;
  2. Se no teste acima, o vídeo externo não exibir imagens, o problema pode estar no sistema operacional. Será preciso fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos pessoais para depois instalar um novo Windows;
  3. Se o notebook liga e desliga rapidamente, a causa é o superaquecimento. Verifique os cuidados listados no item 1 para que a refrigeração interna do notebook HP seja mantida e os componentes trabalhem em condições normais.

Seguiu os passos descritos aqui, mas prefere uma opinião profissional para o seu notebook HP que não liga?

Então venha para a M & J, especializada em conserto de notebook HP em Ubatuba.

Clique abaixo e fale com o nosso atendimento via WhatsApp. Ou se preferir, envie uma mensagem e faremos um orçamento sem compromisso.

M & J Soluções Tecnológicas

Entre em contato via WhatsApp

Clique aqui e fale com o nosso atendimento.

Fale conosco!