Um notebook desligando sozinho indica problemas de diversas índoles. Saiba como descobrir a origem e solucionar o problema!
É extremamente frustrante quando nos deparamos com o notebook desligando sozinho, não é mesmo? Além de gerar diversos inconvenientes, como atrasos na entrega de trabalhos e apresentações, esse problema pode gerar gastos imprevistos, impactando, assim, no orçamento familiar.
Tendo em vista que é um problema frequente, produzimos este conteúdo abordando diversos aspectos, desde as principais causas até formas de evitar o desligamento inesperado.
Continue lendo para aprender a lidar com esse problema!
Notebook desligando sozinho? Veja as principais causas!
Quando o notebook desliga sozinho significa que alguma falha está impedindo o seu correto funcionamento. A seguir, apresentamos as principais causas que podem
Superaquecimento
Um notebook desligando sozinho pode apresentar problemas nos ventiladores e sistemas de resfriamento. Se acontecer isso, o equipamento pode estar correndo riscos extremos, porque esse excesso de temperatura pode gerar danos definitivos em componentes, como o processador.
Dentre as principais causas que ocasionam o superaquecimento, destacamos o acúmulo de poeira nos ventiladores e nas aberturas de ventilação, o uso de superfícies quentes inadequadas e falhas no sistema de resfriamento, seja por problemas no ventilador ou na pasta térmica do processador.
Problemas na fonte de alimentação
Quando o notebook desliga em virtude de falhas na fonte de alimentação ou na bateria, pode ocasionar uma redução da capacidade de carregamento dessa última ao longo do tempo.
Consequentemente, após um determinado período de uso, o notebook desliga sozinho, obrigando o usuário a conectá-lo a energia. Em casos mais extremos, pode ser necessário comprar uma nova bateria ou fonte de alimentação para restabelecer o bom funcionamento.
Erros no sistema operacional ou no software
Causados por programas corrompidos ou mal configurados, atualizações pendentes, conflitos entre aplicativos que sobrecarregam o processador ou a memória RAM e arquivos de sistema danificados, estes erros podem resultar na perda de dados não salvos e comprometer a integridade do sistema.
Falhas no hardware
Além dos inconvenientes mencionados, podem ocorrer problemas nos componentes internos do notebook, como placa-mãe, memória RAM e disco rígido.
Quando o equipamento apresenta falhas nesse último elemento, o sistema pode travar, apresentar ruídos estranhos ou ter um desempenho muito lento, desligando inesperadamente.
Como detectar a origem do desligamento?
Quando temos um notebook desligando sozinho da Acer ou de outra marca reconhecida no mercado, pode ser difícil identificar a causa do problema. Aqui estão algumas formas de diagnosticar a causa do desligamento!
Monitore a temperatura
Sabia que existem problemas gratuitos que ajudam a monitorar a temperatura interna do aparelho?
Esses recursos são ótimos porque mostram a temperatura em tempo real, permitindo ao usuário detectar quando as temperaturas estiverem excessivamente altas e, assim, desligá-lo e, posteriormente, buscar ajuda.
Preste atenção: ao registrar uma temperatura igual ou acima de 80ºC, não espere mais! Contrate um especialista para resolver o problema.
Verifique a fonte de alimentação e a bateria
O seu notebook desliga sozinho quando a bateria está em uso? Se sim, provavelmente, seja a hora de substituir a bateria.
No entanto, é possível que o problema esteja vinculado à fonte de alimentação. Para verificar se esse é o caso, desconecte a bateria e use apenas o carregador. Se ele desligar, é possível que tenha que comprar uma nova fonte.
Inspecione o sistema
Se você trabalha com Windows e suspeita que o problema possa derivar de um problema nesse sistema, use o Verificador de Arquivos do Sistema, Visualizador de Eventos ou o aplicativo Verificação de Integridade do PC para descobrir o que há de errado.
Além de corrigir arquivos corrompidos, verifique se ha atualizações pendentes. Normalmente, elas são lançadas no intuito de solucionar falhas de segurança e estabilidade.
Teste o hardware
Por último, se continua desligando sozinho o notebook Dell ou de outra marca confiável, pode ser que o problema esteja afetando um dos componentes do hardware.
Para detectar a inconsistência, é recomendável usar algum programa de teste como Speccy, que permite acessar informações sobre a placa-mãe, o disco rígido e a memória RAM.
Caso esses recursos indiquem problemas em uma das partes, pode ser necessário trocá-las ou consertá-las, dependendo da gravidade do caso.
Previna-se: dicas para evitar que o notebook desligue sozinho
Após entender os diversos fatores que podem interferir no funcionamento adequado do notebook, vale a pena adotar algumas medidas para evitar essa situação.
Aposte na manutenção preventiva
É importante limpar periodicamente a parte interna, evitando, assim, o acúmulo de poeira e ajudando a manter o sistema de resfriamento funcionando da forma correta.
Instale as atualizações sugeridas
Sempre que aparecer o aviso de instalação de atualizações, tente não postergar. Ao manter os aplicativos e o sistema atualizados, você evita problemas no software que possam causar falhas ou lentidão.
Está com dificuldade para instalar as atualizações? Entre agora mesmo em nosso site e entenda como podemos facilitar esse processo e garantir o funcionamento adequando do dispositivo.
Evite superfícies quentes
Embora o ideal seja usá-lo apoiando-o em uma mesa com ventilador ou com frestas de resfriamento, sabemos que isso nem sempre é possível, seja por viagem, trabalho ou tempo.
Então, minimize os problemas de superaquecimento usando o notebook em uma superfície plana e dura. Evite ao máximo utilizá-lo na cama, em sofás e outros lugares que abafem as saídas de ar pelo contato com tecidos.
Suporte profissional: garanta o bom funcionamento do notebook
Se você ainda continua se perguntando “meu notebook desliga sozinho, e agora?”, chegou a hora de testar as nossas recomendações.
Embora um notebook desligando sozinho possa causar muito estresse, principalmente nos finais de semana ou feriados, existem formas caseiras de mapear a possível causa do problema, como testar a bateria e a fonte de energia e usar programas para monitorar a temperatura do equipamento.
Se ao colocar em prática as nossas dicas, você identificou problemas mais complexos no software ou hardware, recomendamos que você solicite o suporte de um profissional ou empresa especializada.
Além de oferecer soluções focadas no verdadeiro problema do notebook, uma assistência especializada evita futuros inconvenientes, usando peças de boa qualidade, oferecendo conhecimento profundo sobre este campo e atendendo os seus clientes com a devida atenção.
_________________________________________________________________
Ao perceber o notebook desligando sozinho, não entre em pânico! Busque apoio profissional e resolva o problema com a eficiência e a segurança que você merece.
Está buscando os melhores técnicos para resolver o desligamento repentino do notebook? Conte conosco. Entre em contato e saiba como podemos lhe ajudar a resolver essa questão!